top of page

Causa da Maioria das Doenças Segundo Edward Bach.

Edward Bach afirmava que em essência a maioria das doenças são resultado do conflito da psique. Portanto essas doenças só serão extintas por esforços mentais. Esses esforços seriam inclusive essenciais para a prevenção, exterminando os fatores que as causam. Um exemplo que podemos citar é um indivíduo que vive um estresse no trabalho e poderá apresentar esporadicamente uma crise nervosa, então, através da medicina tradicional, poderá utilizar-se de calmante. Se o trabalho continuar incomodando as crises poderão se tornar mais frequentes e haverá necessidade de aumento da dosagem do calmante. Essa evolução poderá levá-lo à dependência química e não solucionará o problema, mas implicará em outros até mesmo maiores. Nesse caso o medicamento apenas leva o indivíduo a livrar-se temporariamente das aflições e não a resolvê-las em sua origem.

Em nenhum momento a medicina convencional deve ser abandonada e substituída pela Terapia Floral, diz Edward Bach. As doenças físicas existem de fato, não são fruto da imaginação, portanto devem ser tratadas. O que ele pretendia mostrar é que o tratamento convencional deveria ser complementado com Terapia Floral e buscar resolver as doenças em suas origens e não nas causas. O tratamento deveria ser tanto no plano físico, quanto no plano mental.

 

O Terapêuta Floral

 

É importante saber que os Florais de Bach fazem parte de uma Terapia, pois como tratam as causas e não os sintomas, é indispensável a consulta com um terapeuta, para que este possa investigar  junto à pessoa que procura esse tratamento, quais são as causas emocionais que estão gerando os sintomas em sua vida e em seu organismo. Por isso que duas pessoas com o mesmo sintoma, podem necessitar de essências florais totalmente diferentes. Essa é uma das grandes diferenças com a alopatia, pois enquanto existe um remédio alopático específico para dor de cabeça, na terapia floral será sempre investigado o que de fato gerou a dor de cabeça naquele indivíduo, podendo ser, por exemplo, uma preocupação com pensamentos persistentes (e aí se utilizará uma essência específica para isso), ou um grande medo (outra essência será utilizada neste caso).

Os florais de Bach são utilizados de maneira preventiva e também quando já se apresentam sintomas. Não substituem tratamentos médicos, os quais jamais devem ser interrompidos, mas são excelentes coadjuvantes, complementando-os.

O sistema floral de Bach é composto por trinta e oito essências florais e por não interagirem com nenhuma medicação, seja alopática ou homeopática, podem ser utilizados mesmo quando já se está utilizando um antidepressivo ou outra medicação.

São extremamente eficazes e podem ajudar muito à todos aqueles que se encontram em sofrimento, seja por conta de uma grande indecisão, por estarem sentindo-se perdidos, com medo, ansiedade, pânico, solidão, entre diversos outros estados emocionais que podem ser equilibrados e tratados com os florais de Bach, de uma forma simples e bastante natural.

bottom of page